Fontes:
Diminuir Fonte Aumentar Fonte

NOTÍCIAS

Coccidiose: uma das enfermidades mais prevalentes na produção intensiva de suínos

Segunda-feira, 28 de Dezembro de 2015
Coccidiose: uma das enfermidades mais prevalentes na produção intensiva de suínos

A Coccidiose e a Anemia Ferropriva são enfermidades que afetam a suinocultura moderna, por isso, a prevenção é essencial para o crescimento dos leitões.
A Coccidiose em leitões é causada pelo protozoário da espécie Cystoisospora (sin. Isospora) suis, um dos protozoários mais prevalentes na produção intensiva de suínos, o qual pode causar perdas econômicas significativas devido à diarreia nos leitões jovens e consequente redução no ganho de peso e baixo desempenho. O controle da Coccidiose é realizado através da administração preventiva de toltrazurila entre o terceiro e quinto dia de vida, para evitar a multiplicação do protozoário nas microvilosidades do intestino delgado e consequentemente a necrose e atrofia destas estruturas.

Apesar de os leitões nascerem com uma pequena reserva de ferro, os requerimentos necessários para o seu rápido desenvolvimento esgotam suas reservas em torno de 10 dias de vida, uma vez que o suplemento de ferro oriundo do leite da porca é de apenas 1 mg por dia, sendo a necessidade de 7 mg por dia. A falta de ferro resultará em anemia ferropriva, sendo a palidez o sinal mais evidente e pode ainda levar à queda no consumo e no ganho de peso. A prevenção tradicional da anemia é realizada através da suplementação com ferro pela administração injetável de ferro dextrano aos leitões nos primeiros dias de vida.

Como prevenir a Anemia Ferropriva e a Coccidiose?

O manejo tradicional para prevenção da anemia e da Coccidiose, envolve duas intervenções distintas, a administração oral de toltrazurila e a injeção intramuscular de ferro. É sabido que a injeção intramuscular pode estar associada com a transferência de agentes infecciosos, através de agulhas contaminadas, além de ser um processo relativamente trabalhoso e causador de alto grau de estresse para o leitão.

A Bayer lançou no mercado veterinário de suínos o BAYCOX® IRON com o objetivo de trazer uma alternativa para o controle simultâneo e eficaz da Coccidiose e da Anemia Ferropriva através de uma combinação oral de toltrazurila e ferro dextrano. O BAYCOX® IRON tem em sua formulação 50 mg de toltrazurila/mL e 228 mg de ferro ativo/mL (sob a forma de ferro dextrano), sendo indicado para leitões saudáveis entre 3 e 5 dias de vida, na dose de 1mL por leitão, através da via oral!  BAYCOX® IRON é um produto inovador e eficaz que tornará o manejo menos invasivo e irá reduzir o número de intervenções na maternidade, favorecendo o bem-estar animal e a otimização da mão-de-obra nas granjas, mantendo o bom desenvolvimento e o ganho de peso usual pelos leitões. 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Imprimir
Enviar por E-mail
Mais Notícias

Clientes atendidos

SIGA, CURTA E COMPARTILHE:

Facebook Twitter RSS Instagram
Avesuy © 2011 · Todos os direitos reservados
2op.com.br
Avesuy
Fone: +55 49 3433.4594 / 49 3433.9774 / 49 3433.9354
Rua Ouro Preto, 860
Bairro Tonial - Xanxerê-SC